top of page

A educação transforma vidas e Renato de Paula, catequista, professor e diretor, nos conta como!

O atual diretor da ETEC Professor Jadyr Salles destaca a importância do ensino na construção de uma comunidade justa e mais humana


Quando ainda jovem estudante, nas saudosas aulas do professor Jadyr Salles, Renato Vicente de Paula jamais poderia imaginar que um dia ocuparia o cargo de diretor em uma instituição que homenageia justamente o mestre que tanto o ensinou. Mais do que as incertezas da vida, este acontecimento nos revela com toda a clareza o potencial transformador da educação na vida humana.


Renato começou a trabalhar cedo e muitas vezes conciliava o trabalho com os estudos. Estudou na Escola José Gonso, quando esta ainda se localizava nas dependência da hoje Etec Professor Jadyr Salles. Formado em administração na cidade de São Carlos Renato trabalhou durante alguns anos no convênio do Hospital Dona Balbina.


Renato mostra com orgulho a foto da entrega de seu diploma [Foto: Felipe Lamellas]


Lá no Hospital, juntamente com as experiências adquiridas em seus mais de 15 anos como catequista na igreja Nossa Senhora Aparecida, Renato desenvolveu a serenidade, a firmeza e o olhar humano necessários para a prática pedagógica. Ingressou como professor na Etec da cidade e em pouco tempo virou coordenador, ocupando hoje o cargo de diretor da instituição.


Nesta entrevista Renato compartilha conosco suas memórias e as lembranças da sua primeira professora, Dona Geni Mortari. Fala, ainda, das transformações que a cidade viveu nas últimas décadas e de suas expectativas para o futuro do município.


Renato e sua irmã Valquíria de Paula em festividade na escola [Imagem: Arquivo pessoal]


O projeto Porto de Memórias foi idealizado pelo ferreirense e jornalista Felipe Lamellas e se propõe a contar histórias de vida de personalidades marcantes para a cidade, conhecidas ou não. O objetivo principal é resgatar e preservar a memória da comunidade local, contando histórias, causos e lembranças de membros da sociedade, que se confundem com a própria história da cidade.



Comments


bottom of page