top of page

Com mais de 60 anos de profissão, Chiquinho Barbeiro conta sua trajetória de vida e memórias!

Um dos mais tradicionais barbeiros da cidade relembra causos e lembranças da cidade


Esta história do projeto Porto de Memórias conta as lembranças e a trajetória de Francisco de Assis Sampaio, muito mais conhecido em nossa cidade como Chiquinho Barbeiro. Nascido e residente a vida toda em Porto Ferreira Chiquinho estudou no Grupo Escolar Sud Mennucci e aprendeu ainda jovem o ofício da barbearia pelas mãos do “seu Chico” de quem foi aprendiz.


Agora com mais de 60 anos de profissão dedicados a arte milenar de cortar os cabelos, Chiquinho se torna um dos mais tradicionais profissionais a atuarem na cidade. Passando boa parte desse tempo na rua João Miranda Salgueiro, de onde viu a cidade crescer e se transformar.


No centro, com roupa branca, Chiquinho na presença de amigos da juventude [Imagem: Arquivo pessoal]


Nesta entrevista Chiquinho Barbeiro conta que já foi coroinha do padre Pavesi e que já cortou cabelo de algumas personalidades históricas da cidade, como o famoso João Justino. Além disso, compartilha suas expectativas e desejos para o futuro da cidade.


Francisco Sampaio ao lado de sua velha companheira de profissão [Imagem: Felipe Lamellas]


O projeto Porto de Memórias foi idealizado pelo ferreirense e jornalista Felipe Lamellas e se propõe a contar histórias de vida de personalidades marcantes para a cidade, conhecidas ou não. O objetivo principal é resgatar e preservar a memória da comunidade local, contando histórias, causos e lembranças de membros da sociedade, que se confundem com a própria história da cidade.





Comments


bottom of page