Documentário conta trajetória da APAE de Porto Ferreira nos 50 anos de sua fundação
- Felipe Lamellas
- 31 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
A Escola de Educação Especial Dr. Neif João, completou 50 anos no dia 7 de junho, e o projeto Porto de Memórias revive essa trajetória por meio de entrevistas com personalidades que fizeram e fazem parte desta história.
No dia 7 de junho de 1972 era fundada a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE de Porto Ferreira. A instituição voltada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual, deficiências múltiplas e transtorno autista, ao longo dos seus 50 anos de história, se tornou referência no atendimento especializado, realizando trabalho de excelência e conquistando o afeto e respeito de toda cidade.
O documentário produzido pelo jornalista Felipe Lamellas, do projeto Porto de Memórias, entrevistou ao longo do mês de junho, personalidades, alunos, professores, colaboradores, funcionários, que fizeram e fazem parte desta história, como Caetano Peripato, ex-presidente da instituição, Meire Vergs Terossi, Diretora da APAE, dona Lourdes Longo, serviços gerais, Bruno Dornelles, Gerente Administrativo, e o atual presidente, Rodrigo Pimenta. O trabalho também homenageia a figura do Dr. Neif João, patrono e grande colaborador da APAE de Porto Ferreira.

A escola que em 2005 passou a se chamar Escola de Educação Especial Dr. Neif João iniciou suas atividades no prédio da antiga Maternal. Na década de 1980, durante a gestão de Caetano Peripato (1977-1990), a instituição conquistou nova sede, localizada no Bairro Jardim Porto Novo e no ano de 1994, após ampla arrecadação de doações e apoio da comunidade em geral, inaugurou um novo prédio, maior e mais amplo, para atender a demanda crescente de alunos.

Atualmente, a APAE de Porto Ferreira conta com uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados, mais de 20 salas de aula, oficinas terapêuticas, quadra poliesportiva, piscina aquecida, salão social e cozinha industrial. O setor de saúde possui equipe multiprofissional, com profissionais de diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, enfermagem e neurologia.
O projeto Porto de Memórias foi idealizado pelo ferreirense e jornalista Felipe Lamellas e se propõe a contar histórias de vida de personalidades marcantes para a cidade, conhecidas ou não. O objetivo principal é resgatar e preservar a memória da comunidade local, contando histórias, causos e lembranças de membros da sociedade, que se confundem com a própria história da cidade.
Comments