Fé, perseverança e muita personalidade, conheça a trajetória de Juracilde Fabbri!
- Felipe Lamellas
- 26 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2022
Testemunha ocular das pregações do padre Donizette, a tambauense Juracilde relembra como seu irmão gago Joelmir Beting se tornou um dos maiores comunicadores do Brasil
Nascida na terra em que o hoje Beato Padre Donizetti trilhou grande parte de sua vida, atraiu multidões e hoje descansa para a eternidade, Juracilde Fabbri conserva viva em suas memórias as lembranças de infância na cidade de Tambaú.
De família humilde ela conta que seus pais possuíam uma “vendinha” na cidade e relembra que o local era ponto de parada para muitos romeiros que se dirigiam para acompanhar as falas públicas do padre católico. Antes do abastecimento espiritual, era necessário um amparo físico, e este, vinha com o guaraná oferecido na vendinha da família.

Juracilde Fabbri com seu filho Cléber no colo [Foto: Arquivo pessoal]
A cidade se transformou em palco de muitos milagres atribuídos a figura de Donizette, exímio comunicador. A entrevistada de hoje, conta ser testemunha ocular de um desses milagres. Irmã de outro grande comunicador, o jornalista Joelmir Beting, Juracilde relata que seu irmão era gago e que voltou a falar com a benção do padre, que ainda teria profetizado que o menino se tornaria um nome de destaque nacional.
O beato acertou em cheio! Joelmir se tornou um dos principais jornalistas do Brasil e foi pioneiro na arte de traduzir de forma acessível para a população termos técnicos e complexos da área econômica. Falecido em novembro de 2012, Juracilde se recorda da trajetória profissional do irmão e conta detalhes da sua paixão pelo futebol, em especial pela Sociedade Esportiva Palmeiras!

Juracilde e seu irmão, o jornalista Joelmir Beting, em Porto Ferreira [Foto: Arquivo pessoal]
Na juventude, Juracilde foi para São Paulo e lá viveu por alguns anos, até se casar e retornar para a região, na cidade de Porto Ferreira. Morando há décadas aqui ela conta como a cidade se transformou, recorda de momentos marcantes da história do município e expõe suas expectativas para o futuro de nossa cidade.
O projeto Porto de Memórias foi idealizado pelo ferreirense e jornalista Felipe Lamellas e se propõe a contar histórias de vida de personalidades marcantes para a cidade, conhecidas ou não. O objetivo principal é resgatar e preservar a memória da comunidade local, contando histórias, causos e lembranças de membros da sociedade, que se confundem com a própria história da cidade.
Comments