Mais de quatro décadas dedicada à sala de aula, a professora Verinha, conta suas memórias, confira!
- Felipe Lamellas
- 11 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Docente de Matemática Vera acumula experiência e o carinho de milhares de alunos que aprenderam a 'somar' e 'multiplicar' com ela
O sorriso aberto e cativante, o olhar sereno e profundo, revelam a experiência de quem há mais de quatro décadas tem o giz e a lousa como companhia. Vera Lucia Camargo do Nascimento, a popular professora Verinha de Matemática, natural de São Paulo, soma a admiração de centenas de milhares de alunos e ex-alunos que se multiplicam a cada ano.
Antes de completar um ano de idade, Verinha chegava em Porto Ferreira para fazer história. Estudou no primário no Grupo Escolar Sud Menunnci e lembra com carinho dos professores que marcaram sua trajetória. “Eu não tinha condições de estudar na época, tinha que trabalhar, mas a dona Ruth Teixeira me fez prestar o admissão e eu comecei a fazer o ginasial", relembra ela.

Vera Camargo estudou o primário no antigo Grupo Escolar Sud Mennunci [Foto: Arquivo pessoal]
Formada em Matemática, Verinha lecionou em São Paulo, no Itaquera, em Santa Rita do Passa Quatro, no Nelson Fernades, e em Porto Ferreira. A paixão pelo trabalho fizeram de Verinha uma das mais queridas e experientes professoras de nossa cidade. “Eu nasci para dar aula. Aí eu vi que a minha profissão foi abençoada. Dar aula você tem que ter perfil, e eu tinha”, conta.

Formatura no curso de Matemática, profissão que atua há mais de quarenta anos [Foto: Arquivo pessoal]
Entre as muitas memórias e lembranças, estão a de figuras folclóricas de nossa cidade, os carnavais, a histórica enchente de 1970, as populares vendinhas, a caça às "gabirobas" e o saudoso trem. “Esses dias estava me lembrando, que saudade de andar de trem!”. A professora Vera ainda destaca o papel da educação na transformação de nossa comunidade e as suas expectativas para o futuro do nosso município.

Na juventude ao lado de uma amiga [Foto: Arquivo pessoal]
O projeto Porto de Memórias foi idealizado pelo ferreirense e jornalista Felipe Lamellas e se propõe a contar histórias de vida de personalidades marcantes para a cidade, conhecidas ou não. O objetivo principal é resgatar e preservar a memória da comunidade local, contando histórias, causos e lembranças de membros da sociedade, que se confundem com a própria história da cidade.
Commentaires