top of page

Lorenzo, de 9 anos, lança seu primeiro livro na escola CAIC Prof. João Teixeira

Apaixonado por ler, ele lançou na última quinta-feira, 14/12, seu primeiro livro: Lorenzo e o giz de cera.



Lorenzo acompanhado da professora de Educação Especial Rafaela e da Diretora da Unidade Juliana (Foto: Felipe Lamellas)


Não há quem ouse duvidar da importância transformadora da leitura. E quanto mais cedo a prática se desenvolve, melhor é. Lorenzo, de 9 anos, aluno da Escola CAIC Professor João Teixeira, é prova disso. Apaixonado por ler, ele lançou na última quinta-feira, 14/12, seu primeiro livro: Lorenzo e o giz de cera.


Lorenzo, escritor e ilustrador da obra, é uma criança autista.Sua mãe, conta que apesar das dificuldades que enfrentou, sempre incentivou o filho a se expressar através da leitura. “O Lorenzo foi diagnosticado com autismo aos 3 anos, e até aos 4 era não verbal, mas sempre sempre me comuniquei muito com ele e é sagrado ler histórias e a bíblia com ele, principalmente antes de dormir, como ele não falava sempre incentivei ele a se expressar de outras formas, então desde muito cedo ele já desenhava e brincava com livros…”, conta ela.


A escola e, em especial, as professoras de Lorenzo, tiveram papel fundamental neste processo. A pedagoga, Rafaela Bezerra, profissional de apoio do Programa de Apoio Educacional Inclusivo - PAEI, que acompanha o aluno em sala de aula, o auxiliando nas atividades, conta como percebeu e trabalhou o gosto de Lorenzo pela leitura e escrita.


“Eu descobri o projeto em uma conversa com a tia do meu filho que mora em Mato Grosso e ela comentou que a filha dela também autista escreveu um livro através desse projeto, aí eu logo comecei a pesquisar, entrei na plataforma, conversei com a equipe da Estante Mágica para entender mais sobre o assunto e logo tive a certeza que o Lorenzo não poderia ficar de fora, ele é um aluno extremamente criativo, desenha super bem e eu tinha certeza que ele conseguiria atingir os objetivos e se tornar um autor”.

Lorenzo na cerimônia de autógrafos (Foto: Felipe Lamellas)


A ação cuidadosa dos profissionais da Escola e das professoras é reconhecida com satisfação pela mãe de Lorenzo. “Estou muito satisfeita com o trabalho da escola, desde sempre nos sentimos acolhidos, sempre que precisei conversar fui muito bem recebida. Sobre a Professora que teve a idéia do livro, sou suspeita a falar, ela é sensacional, a admiro muito como profissional, ela percebeu o gosto do Lorenzo pela leitura e mergulharam nessa aventura de escrever o livro e fiquei imensamente feliz, e orgulhosa. Toda sexta feira ela incentiva o Lorenzo a escolher um livro da biblioteca da escola para levar e lermos em casa no final de semana... ele ama”.


Para a Diretora da escola, Juliana Martinez, o lançamento é o resultado do trabalho desenvolvido pela escola e seus profissionais. “Toda ação de incentivo à leitura e escrita é muito importante. Ler e entender são habilidades que abrem portas para tudo na vida, desde as coisas mais simples, é a missão da escola, legado para a vida das crianças. Projetos assim incentivam a criança a buscar e ir além do convencional, ajudam a desenvolver autoestima e confiança, além do desenvolvimento da leitura e escrita”.


Rafaela conta que o processo de escrita envolveu rascunhos do roteiro, muitas revisões, mas que o principal foco foi dar protagonismo ao aluno sobre como ele gostaria de escrever o livro. “Durante a produção eu tive todo apoio da escola e da família do Lorenzo, o que me ajudou muito”.


“O processo foi feito em partes, primeiro estudei o projeto todo para que não houvesse erros durante o processo. Depois apresentei para o aluno que foi o grande protagonista e ele logo aceitou, depois falei com a direção, coordenação da APAE e família, assim que todos aceitaram comecei colocando em prática tudo o que eu havia estudado. Seguimos um roteiro decidindo o personagem principal e secundário, qual seria o ambiente da história, conflito, desfecho e a finalização (como cada personagem terminaria) o Lorenzo estava super animado e a animação dele me estimulava ainda mais a mostrar o quanto ele conseguiria mais e mais e ele conseguiu”, conta a professora.

Para a profissional, o objetivo da ação foi estimular o que cada aluno oferece de melhor, no caso de Lorenzo, a escrita e o desenho. “Através de projetos como esse você cria na criança possibilidades em que ela pode se apropriar cada vez mais, você incentiva, motiva, acredita, torna o aluno protagonista da sua própria história, é uma sementinha que plantamos no coração deles e vamos cultivando para que mais tarde tudo isso floresça e eles possam ver o quão grande eles podem ser e quão longe podem ir, sabendo principalmente que muitas pessoas acreditam no potencial dele e principalmente o próprio aluno acreditando em si”, conta ela.


Platéia de convidados e familiares de Lorenzo (Foto: Felipe Lamellas)


Segundo a diretora, Lorenzo sempre foi uma criança muito criativa, que adora novos desafios e a sensibilidade da profissional de apoio mostra a importância de valorizar isso. “A proposta da PAEI Rafaela o incentivou a usar a imaginação e os próprios conhecimentos, bem como de viver e conhecer o processo de criação de um livro. Ele se entusiasmou em cada etapa, foi crítico dele mesmo, um processo lindo de ver”.

106 visualizações0 comentário
bottom of page